sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Empresa lança programa de fidelidade nas redes sociais


O iWiin:) entra no ar já com a parceria da Abril Mídia, do Grupo Abril.
O mercado publicitário ganha uma nova ferramenta de divulgação on-line, o iWiin:), primeiro programa de fidelidade nas redes sociais do País. O novo modelo de negócio vai premiar internautas que interagem com as marcas parceiras. Basta que eles interajam com os posts patrocinados nas mídias sociais para ganhar pontos. Não é preciso comprar nada. Interagiu, pontuou.
O programa de fidelidade ocorrerá na plataforma iWiin:) pelo portal e aplicativos de celular, assim como nas redes sociais Facebook, Twitter, Orkut, Foursquare e Google+. Os usuários dessas redes que estiverem cadastrados no iWiin:) serão recompensados por compartilhar conteúdos, divulgar links, convidar amigos, curtir posts patrocinados, ler e replicar notícias, por exemplo.
À frente desta operação está Sergio Augusto, CEO do iWiin:). Com uma carreira de executivo e consultor focada em programas de fidelidade e projetos de CRM, Augusto atuou em grandes empresas, como Sky, Telefônica, Pão de Açúcar, Magazine Luiza, Nextel, Santander e Editora Abril.
Ele explica que sua nova plataforma vai permitir que as marcas e agências de publicidade conheçam seus consumidores. “O iWiin;) é a primeira e única forma de saber quem interagiu com anúncios nas redes sociais. As empresas têm seguidores, fãs e membros nas redes. Elas querem se relacionar com esses internautas, mas não sabem, necessariamente, quem são eles e nosso programa é a solução”, afirma. Com o iWiin:) o anunciante saberá não só a quantidade de cliques no seu post, mas também o perfil de quem interagiu com o seu anúncio – o post patrocinado.
Vantagem para as marcas
Além de saber quem é consumidor, o anunciante não terá limite mínimo de investimento. Ele pode, ainda, ter seus produtos ou serviços na tabela de resgate de prêmios. O fato é que os usuários serão instigados a interagir com o post patrocinado para ganhar pontos. “Por ter estimulo, o anúncio no iWiin:) deverá ter um número muito maior de cliques do que um anúncio tradicional de mídia online”, avalia Augusto.
O usuário também é estimulado a compartilhar os posts patrocinados em troca de pontos e, assim, o efeito viral da campanha do anunciante nas redes sociais ganha força. “No Brasil, cada membro de rede social tem, em média, 230 amigos. Portanto, nossa rede de cadastrados terá esse poder multiplicador”, reforça o CEO, ao lembrar que o iWiin:) é uma plataforma para as marcas e agências de publicidade elaborarem estratégias de contato com clientes e prospects, além de estratégias de lançamento de produtos e promoções.
Com o sistema, o usuário permite o acesso e compartilhamento de seus dados e poderá, eventualmente, escolher para quais empresas não disponibilizará suas informações. Para participar do iWiin:) e receber os prêmios, o consumidor vai preencher um cadastro completo e permitir, por meio do recurso opt in, o acesso aos seus dados.
Parceria Abril Mídia
A Abril Mídia, empresa do Grupo Abril, será a primeira marca a ter post patrocinado nos perfis da iWiin:) nas redes sociais. A parceria entre as duas empresas vai além dos posts, com os quais os internautas já podem interagir para ganhar prêmios. O iWiin:) é o patrocinador do Concurso Perfil Premiado Abril, no qual vai oferecer um VW Jetta TSI Highline. Quem participar do concurso concorre ao carro que será sorteado no dia 5 de janeiro de 2012. “Na pesquisa, o consumidor informará se participa de alguma mídia social. Se a resposta for sim, ele receberá um e-mail convidando-o a participar do nosso programa de fidelidade”, explica Augusto.
A atuação da Abril Mídia no e-commerce também está contemplada na parceria com o iWiin:). A partir de 1000 pontos acumulados no programa de fidelidade, o internauta já consegue resgatar prêmios, como por exemplo, downloads de uma edição de alguma revista da Editora Abril. “Um usuário moderado de mídias sociais consegue atingir essa pontuação em menos de 30 dias”, ressalta o executivo.
De 2 mil  a 20 mil pontos, o consumidor pode adquirir cupons de desconto para usar nos diversos sites de e-comerce da Abril.  Acima de 30 mil pontos é possível trocá-los por produtos nestes mesmos pontos de venda virtuais.
Além das premiações por acúmulo de pontos, o iWiin:) vai promover um ranking de participação. No período de lançamento – de setembro a dezembro de 2011 – o programa dará um iPad por semana. Ganha o usuário que chegar primeiro a um número estabelecido de pontos.
Com essa espécie de game virtual, o iWiin:) pretende atrair mais público, mais marcas e, consequentemente, mais receita para oferecer prêmios cada vez mais atraentes aos internautas. “Quanto mais usuários, mais interações entre eles, mais anunciantes e mais prêmios. Tudo acontecerá em um grande ciclo virtuoso onde todos ganham”, esclarece Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário