segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Micro e pequenas empresas vêm nas redes sociais uma oportunidade para incrementar suas ações de marketing


O sucesso das redes sociais no Brasil é algo crescente e uma boa parte das grandes empresas já pegou carona nessa onda. Com mais de 30 milhões de usuário no país, o Facebook segundo pesquisas, já ultrapassou o Orkut, desbancando a hegemonia dessa rede social do Google no Brasil. Porém, a novidade nisso tudo fica por conta das micro e pequenas empresas que estão aderindo às redes sociais, e utilizando as ferramentas que elas oferecem para incrementar as suas ações de marketing.

A empresa B2B Comunicação, que também atua nas redes sociais criando, promovendo e gerenciando perfis, percebeu a necessidade dessas micro e pequenas empresas. Criou então, estratégias específicas para aumentar o fluxo de seguidores desse segmento de clientes. Como por exemplo, os concursos culturais, que geram um grande número de acessos nas páginas do Facebook e Twitter das empresas, e servem como vitrine para promover os seus produtos e serviços. E também os blogs corporativos, que trazem matérias semanais com opiniões de especialistas, profissionais e diversos assuntos que atraem leitores, possíveis clientes e claro, seguidores.

A empresária Ana Simões aderiu às redes sociais logo no começo das atividades de suas empresas: “Tanto na A&S Importadora como na loja Coisas Criativas, senti a necessidade desde o começo de estar presente nas mídias sociais. Acredito que hoje as empresas não podem caminhar pela internet de modo introvertido. Elas precisam procurar cada oportunidade de interação com seu público. Nas redes sociais, é possível trocar experiências sobre serviços, produtos, sites, ou seja, as redes se tornaram verdadeiras formas de comunicação entre consumidores e marcas. E também porque é uma ótima exposição para minha empresa e para os meus produtos, então acaba se tornando uma excelente estratégia de marketing, além de caber no bolso”.

É importante lembrar que, toda a ação feita nas redes sociais, seja por micro, pequenas, médias ou grandes empresas, precisa sempre ser elaborada estrategicamente e muito bem pensada, para que não se transforme em “obesidade de informação”, ou até mesmo em uma imagem negativa para a marca. Empresas especializadas em ações para redes sociais podem ajudar a criar ótimas campanhas, de acordo com o público, tema e outros fatores, por isso, sempre que possível, é interessante consultar um especialista para não fazer feio com os seus fãs e seguidores na rede.

Sobre a B2B Comunicação

A B2B nasce com a mesma mente inovadora e a ousadia dos empreendedores modernos. O sucesso das novas tendências da comunicação corporativa é refletido no boom das novas plataformas como o Twitter e o Facebook, que já ultrapassou a marca de 30 milhões de usuários no Brasil. A B2B embarca nas fantásticas oportunidades de negócio que as Redes Sociais oferecem a quem aposta nas novidades da comunicação corporativa. Apostamos na comunicação direta com as pessoas porque queremos saber o que elas têm a dizer, queremos ouvir, entender o público de nossos clientes e dessa maneira realizar sempre as melhores ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário