segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Redes sociais segmentadas: alternativa a grandes comunidades

O que a My developer Works, rede social para desenvolvedores da IBM, tem a ver com a Nike Run, comunidade da Nike para corredores? As duas são segmentadas e visam a agrupar pessoas com interesses comuns para permitir discussão estruturada, troca de experiência e de opinões.

Porém, muitas vezes essas redes sociais segmentadas acabam tendo um público alvo estranho, como animais de estimação, pessoas que estão presas, mulheres que querem implantes de silicone gratuitos e procuram homens que façam doações e amantes de bigodes. O especialista Flávio Horta, diretor da Digitalks, acredita que essas páginas têm um grande valor. “O que acontece é que muitas vezes [a rede] acaba sendo estranha para o grande público, mas ela é muito relevante para o publico específico. Tem uma para mulheres que fazem academia, onde acontecem discussões em que um homem não se encaixaria.”

Segundo ele, a tendência é esse setor ter mais adeptos e estimular a relação entre “desconhecidos”. “Tende a crescer muito, assim como as grandes redes sociais. Uma não anula a outra. As redes sociais maiores é para ser amigo de quem é seu amigo de verdade. É uma extensão da vida real na vida virtual. Já nas segmentadas você adiciona pessoa que não conhece para discutir eventos específicos.”

E se engana quem acredita que o conteúdo direcionado diminui o número de usuários. Horta afirma que muitas vezes as informações divulgadas pelos participantes têm mais relevância do que as divulgadas em redes maiores. “O que mais atrai os usuários é o conteúdo. Muitas vezes o participante tem mais credibilidade do que o conteúdo da rede social, porque é uma troca de experiências.”

Crie a sua

O Ning é uma boa plataforma de desenvolvimento de redes sociais e indicada pelo especialista para as pessoas que querem criar seu espaço. Mas também existe uma alternativa.

“Ning é uma ótima plataforma, fácil de usar, muito simples e se for uma empresa, pode usar essa plataforma, mas dependendo do tamanho como a da IBM e da Nike, eles utilizam plataformas próprias. A quantidade de features é que vai determinar se o desenvolvedor utilizará o Ning ou desenvolvimento próprio.”

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