quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pelas redes sociais, estudantes organizam protestos contra Enem

Estudantes organizam pelas redes sociais protestos contra as falhas ocorridas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Facebook, um evento chamado "Protesto contra o Vexame Nacional do Ensino Médio" já reúne estudantes de várias cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A manifestação, também chamada de "ENEMganados", está marcada para o dia 13 de novembro.

Estudantes de Niterói, Cuiabá e Fortaleza também planejam protestos contra os erros que aconteceram novamente neste ano com a prova. "Com um histórico de problemas (em 2009 houve o vazamento da prova e em 2010 erros de impressão), neste ano ele não nos surpreende com a descoberta de que questões foram antecipadas para os alunos de um colégio em Fortaleza, sem que o MEC tenha conhecimento de vazamento da prova. Como ficamos nós estudantes?", questionam os candidatos por meio da descrição do evento.

Em outra página do Facebook, os estudantes explicam que o objetivo do protesto "não é a anulação do Enem esse ano. O objetivo é o fim do Enem (como está sendo feito) em definitivo. Queremos fazer pensar sobre e chamar a atenção para todos os problemas que vem acontecenco e para o desrespeito para como os alunos".

Provas canceladasO Ministério da Educação (MEC) confirmou na tarde dessa quarta-feira que anulou as provas do Exame Nacional do Ensino Médio dos 639 alunos do Colégio Christus, da capital cearense, que tiveram acesso a questões do exame por meio de uma apostila distribuída pela escola semanas antes da data do Enem. O ministério irá aplicar uma nova prova para esse grupo de estudantes nos dias 28 e 29 de novembro.

Enem 2011
No último sábado, 22 de outubro, os candidatos tiveram quatro horas e meia para responder 90 questões de Ciências Humanas e da Natureza. O segundo dia de provas foi composto de 90 questões de matemática e linguagens, além da redação. No domingo, o prazo para concluir a prova foi de cinco horas e meia. Confira aqui a resolução completa e comentada das provas.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário