quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Redes sociais auxiliam na comunicação entre lojistas e consumidores

Um atendimento ruim pode ser disseminado para milhares de pessoas pela internet

Com a popularização das redes sociais, ficou mais fácil propagar reclamações referentes a mau atendimento ou a um produto com defeito, por exemplo. Mesmo que mais escassos, os elogios também aparecem quando o consumidor é bem recepcionado pelo lojista. Preocupação do mundo moderno, o assunto foi abordado pelo consultor Daniel Godri Júnior, durante a 42ª Convenção Estadual Lojista, que ocorre em Gramado.

Com o título "Venda Mais e Melhor", a palestra detectou as principais distinções entre os vendedores antigos e atuais. Um dos principais erros é a empresa que tenta ditar o que quer vender e não sabe se adaptar as tendências do mercado. Segundo Daniel, a venda é um processo de longo prazo, baseado em confiança. Uma das principais mudanças se deu na inversão dos papeis entre vendedor e cliente.

- A empresa que se volta para a necessidade do cliente, para depois realizar as vendas, sempre terá sucesso. Eu tenho certeza que quem diz o que quer é o cliente. O vendedor gera valor a partir das necessidades do consumidor, não o contrário. Não é o vendedor quem diz o que ele precisa - aponta o palestrante.

Foram abordadas diversas técnicas de venda, como detectar o interesse das pessoas na compra, transformar o potencial cliente em um comprador, e principalmente, conscientizar que vender não é um fato, mas uma carreira. No momento em que o profissional se preocupa em relacionar-se de modo diferenciado com o cliente, há uma chance boa de ele ser fiel. As redes sociais e a internet, de modo geral, tornaram mais fáceis as denúncias de abusos e ainda mais simples encontrar a concorrência.

A 42ª Convenção Estadual Lojista é a principal e mais importante atração em busca da qualificação do varejo gaúcho. A atividade é realizada em Gramado, até dia 12 de novembro. A atividade é realizada na Expogramado, localizada na Avenida Borges de Medeiros, 4111. Informações adicionais pelo telefone (51) 3213-1777, pelo e-mail even...@fcdl-rs.com.br ou também pelo site www.convencaolojista.com.br.

FCDL-RS

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) representa as Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo amparar e defender os interesses dos seus associados.

Atuando ativamente na representatividade política do setor varejista gaúcho, a instituição busca a qualificação e o desenvolvimento deste segmento, através de uma agenda estratégica focada em torná-lo referência mundial até o ano de 2017.

Referência nacional em informações cadastrais, a FCDL-RS se orgulha em fazer parte do Serviço de Proteção ao Crédito, importante ferramenta que auxilia diariamente o lojista associado na tomada de decisão na concessão de crédito. Maior banco de dados da América Latina, o SPC-RS recebe por mês mais de 1,5 milhões de consultas.

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