terça-feira, 20 de dezembro de 2011

7 plataformas sociais corporativas para pensar além do Facebook


Em uma recente discussão sobre rede social interna, especialistas debateram o potencial desses canais para levar a eficiência do conhecimento profissional para outro nível. Eles também notaram que alguns objetivos para colaboração social interna são mais importantes do que a plataforma utilizada para permitir tal interação.
Isso é verdade, mas escolher a plataforma também é uma tarefa importante. Selecionar o fornecedor correto, na realidade, se tornou uma atividade desafiadora, na medida em que mais provedores apresentam suas opções de plataformas de redes sociais ou adicionam capacidades colaborativas às aplicações corporativas existentes. O último player a entrar neste jogo oi a Oracle, com o anúncio da Oracle Social Network.
Nós separamos algumas opções. Não significa que esta seja uma lista para seguir a risca, mas serve como um direcionador inicial para mostrar a variedade de plataformas disponíveis e duas capacidades. Muitos dos produtos são gratuitos para uma edição básica e com cobrança por usuário/mês para edições corporativas. A seguir, as sete alternativas ao Facebook.
  1. SAP StreamWork: a StreamWork da SAP é uma ferramenta de rede social baseada no modelo software como serviço (SaaS) desenvolvida para colaboração corporativa. A Enterprise Edition adiciona capacidades de segurança avançadas, provisionamento automático e a habilidade de integrar aplicações legadas, incluindo softwares SAP e SharePoint, da Microsoft.
  2. Cisco Jabber: agregada à plataforma de comunicações unificadas da Cisco, o Jabber foi desenvolvido para tornar os funcionários mais produtivos, sem importar a localização ou o aparelho utilizado. Resultado de uma aquisição feita pela fabricante em 2008, o serviço permite ao usuários acessarem presença, mensagem instantânea, voz, vídeo, mensagem de voz, compartilhamento de desktop e capacidades de conferência.
  3. SocialCast: em maio, a VMware adquiriu a SocialCast, uma plataforma de rede social que permite às empresas integrarem ferramentas sociais e processos dentro das aplicações corporativas. A versão gratuita oferece funcionalidades como atividade de stream, função de mensagem privativa, microblogging e perfis. A opção premium traz analytics, diretório de integração e tarefas de usuários, entre outras.
  4. JiveSoftware: rede social pioneira que lançou seu IPO recentemente, a Jive é uma plataforma extensiva que permite a desenvolvedores terceiros a integração das capacidades de rede social usando um SDK baseado no OpenSocial.
  5. Yammer: o Yammer é totalmente gratuito. Trata-se de uma plataforma flexível que permite a qualquer um facilmente se lançar em uma plataforma de rede social simples. O upgrade para a versão Enterprise acrescenta gerenciamento, monitoramento, segurança e personalização. O Yammer traz ainda diversas integrações pré-desenvolvidas com um vasto catálogo corporativo, entre elas Salesforce.com, SharePoint e NetSuite.
  6. Chatter: a Salesforce.com apoia desde o início a questão de rede social no ambiente corporativo e a oferta do Chatter foi envolvida de uma aplicação do CRM da própria companhia para algo independente que pode ser implantado mesmo por não clientes Salesforce. A versão gratuita permite aos usuários criação de perfis, postagem de atualizações, seguir colegas de trabalho, criação de grupos, compartilhamento de arquivos e colaboração em um ambiente privado e seguro. Além disso, o acesso pode ser feito de qualquer lugar a partir do Chatter Mobile e do Chatter Desktop. Já o Plus Edition provê todas as capacidades da versão gratuita como uma integração mais refinada com CRM, além de uma segurança mais elaborada e outros controles. O Chatter também pode ser integrado ao software de análise da fabricante.
  7. Pulse: a Pulse, da Neudesic, traz o compartilhamento aberto e em tempo real com o intuito de acelerar a inovação, fazer com que os trabalhadores sejam mais produtivos e, consequentemente, que o negócio seja mais competitivo. Parceira Microsoft, recentemente, a Neudesic atualizou o Pulso para ter uma integração mais facilitada com o SharePoint, mas ele vai muito além do software da Microsoft para permitir colaboração social em aplicações que as empresas já utilizam, como CRM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário