segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Facebook anuncia compra da Gowalla

A rede social Facebook anunciou o alargamento dos escritório em Nova Iorque, a contratação de milhares de empregados em 2012 e, a CNN, citando «uma fonte próxima ao Gowalla», revelou que o Facebook teria adquirido a empresa de serviços de localização por uma quantia não revelada.


Segundo a CNN, a maioria dos trabalhadores do Gowalla, incluindo o fundador Josh Williams, deve mudar de sede da empresa em Austin, no Texas, para a sede do Facebook, em Palo Alto, Califórnia.

Um representante da Gowalla não quis comentar a notícia, citando uma política contra reagir a «rumores e especulações».

Já o principal rival do Gowalla, o Foursquare, divulgou um comunicado a saudar a empresa: «Parabéns para a equipa de Josh. Aqui no FourSquare, continuamos a focar-nos na construção de um produto surpreendente e no crescimento da nossa comunidade».

Os rumores da compra do Gowalla foram bem recebidos pela imprensa especializada, que ainda não conseguiu localizar ninguém do Facebook para confirmar a informação. A rede social tem o seu próprio serviço de localização, o Places, lançado em Agosto de 2010.

Em Setembro deste ano, o Gowalla anunciou mudanças no serviço, que passou a agregar recursos típicos de redes sociais. Em vez de fazer check-in, os utilizadores do serviço passaram a criar «histórias», quando se encontram para sair juntos, como no Facebook, em que um utilizador pode marcar vários amigos num lugar.

Depois disso, qualquer pessoa pode contribuir com a tag fotos e outros conteúdos para a história, que passou a ser uma experiência comunitária. Na época, o CEO do Gowalla, Josh Williams, chegou a dizer em entrevista durante a conferência TechCrunch Disrupt que estava interessado em testar a hipótese de que o «conteúdo social teria valor para os seus utilizadores».


Próxima de realizar o seu IPO, o Facebook tem hoje cerca de três mil funcionários, a maioria na sede da empresa em Palo Alto. Na sexta-feira, a directora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, esteve em Nova IOrquepara anunciar que a companhia iria começar a contratar engenheiros na cidade, onde possui um pequeno escritório na Madison Avenue com cerca de 100 funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário