quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Facebook lança ferramenta de apoio a possíveis suicidas Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/facebook-lanca-ferramenta-de-apoio-a-possiveis-suicidas=f694301#ixzz1gXBcWOzW

Facebook, atualmente com cerca de 800 milhões de usuários em todo o mundo, lançou esta terça-feira uma nova ferramenta que permite aos utilizadores reportarem conteúdos que considerem de caráter suicida por parte dos seus contactos.

Depois do aviso ser lançado por esta nova ferramenta, disponível apenas nos EUA e no Canadá, a pessoa que publicou o conteúdo classificado como suicida é posta em contacto com um chat de ajuda, onde poderá falar com um representante da Linha Nacional de Prevenção de Suicídio norte-americana.

"Muitas pessoas já nos disseram que querem falar com alguém mas não querem telefonar. As mensagens instantâneas [através do chat] são o ideal para esses casos", explica à AP Lídia Bernik, representante da Linha Nacional de Prevenção de Suicídio dos EUA.
Ajuda anónima com o botão "denunciar"


Frederic Wolens, porta-voz do Facebook, explicou aos jornalistas que a rede social não possui um sistema automático de identificação de expressões suicidas porque tal seria pouco viável, tendo em conta o número de utilizadores e de comentários. "Quem pode ter uma ideia mais concreta do que se está a passar são os amigos. Assim, estamos a dar-lhes a possibilidade de ajudar", refere.

Ao ver uma publicação de caráter suicida na página de um amigo, a pessoa pode clicar no botão "denunciar". Surgem então várias questões relativas à natureza do conteúdo, sendo necessário especificar que se trata de comportamento suicida. A denúncia, realizada anonimamente, será analisada pela equipa do Facebook, que envia à pessoa em questão o link do chat e o telefone da linha de ajuda.

Em Portugal esta ferramenta não está disponível mas também é possível ajudar alguém com um comportamento suicida através do Facebook. Clicando em "Ajuda", "Denunciar abuso ou violações da política" e, posteriormente, em "Ajudar contas de superfície", irá surgir uma opção de ajuda a alguém que publicou este tipo de conteúdos.

Nos últimos anos, várias notas de suicídio foram colocadas no Facebook por pessoas que acabaram por avançar e por termos à vida. Motores de busca como o Google e o Yahoo também apresentam sites de ajuda como primeiros resultados a uma procura por "suicídio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário