quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como alavancar negócios com o LinkedIn


Quando começamos a falar sobre pequenas empresasredes sociais, a primeira coisa que pensamos é oTwitter, seguido do Facebook Foursquare. Este triângulo social corporativo é muito importante, afinal de contas, a maioria dos usuários ativos na internet utiliza uma dessas plataformas. Mas vamos olhar para uma rede que merece a mesma ou até maior atenção que damos para as outras: o LinkedIn.

A plataforma foi fundada em dezembro de 2002 e lançada cinco meses mais tarde, em maio de 2003. Ela é considerada uma rede social vertical, ou seja, mantém a essência da rede social, mas é composta por um grupo segmentado de usuários que compartilham um mesmo interesse ou preferência, neste caso, fins profissionais.

Até pouco tempo atrás havia uma falsa ideia da real utilidade do LinkedIn. Parte das pessoas acreditava ser uma espécie de site para cadastrar currículo e repassá-lo com mais facilidade. Grande erro. A rede esconde muito mais funcionalidades do que se pensa. O usuário registrado, seja ele pessoa física ou jurídica, tem duas formas de utilizar os recursos do LinkedIn: o modo gratuito e modo pago. O modo pago é atrativo, ele possibilita o usuário traçar um plano de carreira e simular contratações sem nem chamar determinado candidato para entrevista. Porém o modo gratuito é muito útil, aliás, a maioria dos cadastros são gratuitos. Além do fato de ser uma rede específica para negócios, existem outros motivos para que você cuida melhor daimagem de seu negócio neste site. Há mais de 15 milhões de pequenas empresas de todo o mundo usando o LinkedIn, segundo a plataforma. Isso representa, mais ou menos, 25% do total de usuários 

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