sexta-feira, 29 de abril de 2011

Google Chrome 11 reconhece voz, mas só em inglês



O Google tornou disponível a versão final do browser Chrome 11. O navegador traz a função de reconhecimento de voz que permite preencher formulários “falando” – o navegador se encarrega de converter a para fala texto. No entanto, o recurso só está disponível em inglês. Para quem não fala inglês, as novidades estão apenas nos “bastidores”.

O Google cita o Google Tradutor como um dos sites capazes de fazer uso do novo recurso. É uma função do HTML 5, uma atualização da linguagem usada para fazer sites na internet que está integrando mais recursos multimídia. Nos sites habilitados, um pequeno microfone aparece nos formulários. Quando clicado, o usuário pode falar o que deve ser preenchido, e o texto irá aparecer na tela.
Já as mudanças de bastidores incluem uma nova versão do Adobe Flash, correção no serviço de impressão “nas nuvens” (Cloud Print), 25 correções de segurança e melhorias no uso de placas de vídeo para o processamento do visual das páginas.

Lançamentos frequentes
O Chrome já está na versão 11, apesar de ter sido lançado em 2008. A Mozilla, que ainda está na versão 4 do Firefox, está “copiando” o Chrome: o Firefox 5 está marcado para ser lançado já em junho.
O objetivo dos rápidos lançamentos é permitir que funções grandes sejam rapidamente disponibilizadas. Normalmente, elas precisam passar por um longo período de teste com outras melhorias, que atrasam o lançamento de funções já estáveis.
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário