segunda-feira, 25 de abril de 2011

Jogo no Facebook ensina como aplicar na bolsa de valores



Uma nova forma de simulador de home broker – plataforma on-line para compra e venda de ações no mercado financeiro – virou febre no Facebook. Em menos de duas semanas desde que foi lançado oficialmente, o jogo Dosh já conta com mais de 22 mil participantes. Por estar dentro de uma rede social, a ferramenta se diferencia dos simuladores convencionais pelo fato de que os usuários podem convidar pessoas, interagir com os contatos e competir entre amigos para ver quem consegue lucrar mais com os papéis fictícios. Para jogar basta acessar o site e baixar o aplicativo. O projeto foi desenvolvido pela empresa de software Zukfab e conta com o respaldo de duas corretoras: a Icap e a Ativa.

O jogo suporta simulações na Bovespa, Nasdaq e Nyse. Ao entrar no programa, cada pessoas começa com 100 mil unidades monetárias, que poderão ser usadas livremente para gerir uma carteira de ações. A tela de compra e venda simula um home broker real, dentro de um contexto lúdico com personagens que atuam como tutores e desafios a serem superados para facilitar a compreensão do mercado. A exemplo das corretoras reais, a plataforma faz descontos de taxas como a de corretagem, que é de R$ 10, por ordem. Conforme obtém sucesso na bolsa, o jogador evolui de “sardinha” a “tubarão” a depender das conquistas que obtiver e do número de seguidores que atrair para si.
Incentivo Álvaro Bandeira, diretor da corretora Ativa, avalia que a ferramenta ajudará a educar e fidelizar novos investidores. “A bolsa de valores ainda é algo que deixa muita gente assustada no Brasil. Muitos deixam de investir por simples desconhecimento do mercado financeiro, daí a importância em incentivar o interesse pelo assunto”, acrescentou Paulo Levy, diretor da corretora Icap. O executivo lembrou ainda que, por ser um aplicativo novo, a tendência é de o programa ser aprimorado constantemente, a partir das experiências e sugestões dos usuários. Uma das metas para os próximos meses é desenvolver uma versão do software em inglês.

São três rankings de desempenho: mensal, últimos seis meses e últimos 12 meses. Os jogadores contam ainda com acesso a informações sobre o comportamento da BM&F Bovespa para auxiliá-los na tomada de decisões. É possível também terceirizar a gestão de parte dos recursos a outro jogador que apresente bom desempenho, mediante o pagamento de uma taxa de administração com dinheiro fictício. Outra opção de interatividade é por meio da criação de discussões sobre temas relacionados a investimentos na bolsa.

Para ajudar os iniciantes, o jogo oferece o auxílio de personagens tutores, com perfis psicológicos diferenciados, uns mais agressivos, outros mais focados em retorno a longo prazo. Sempre que os participantes fazem uma ordem de compra ou venda, bem como quando ocorre uma mudança de nível, conquista de medalhas ou vence um desafio, uma mensagem fica exposta no perfil do jogador na rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário