terça-feira, 19 de julho de 2011

Publicidade: Facebook ameaça televisões e jornais

Muitos anunciantes estão a trocar os ecrãs de televisão e as páginas dos jornais pelo ecrã do computador, especialmente pelas páginas do Facebook. O preço para publicar um anúncio publicitário na rede social disparou à medida que grandes marcas procuram cada vez mais estar presentes neste mercado.

Segundo o «Financial Times», o «custo por click» de um anúncio publicado no Facebook cresceu 74% ao longo do último ano em quarto dos cinco maiores mercados de media, revela o relatório da TBG Digital, uma empresa de marketing independente especializada em meios de comunicação social.

O preço pago por cada mil «impressões» ou anúncios vistos, subiu 45% no segundo trimestre deste ano face ao homólogo nos EUA, Reino Unido, França e Alemanha.

Segundo o president executive da TBG, Simon Mansell, este é o maior aumento desde o Google. «A principal diferença é que isto está a ser motivado directamente pelo investimento das marcas e não por resposta directa. Isto representa um ponto de inflexão no mercado digital».

Também um estudo da Efficient Frontier, outra empresa de marketing digital, revela que o «custo por click» dos anúncios publicitários cresceu 22% no segundo trimester do ano face ao primeiro.

«No conjunto do ano, esperamos que o investimento em publicidade no Facebook cresça 80% face ao ano passado», afirmou Jonathan Beeston, director de marketing global da empresa.

De acordo com o responsável da TBG, longe vão os tempos em que o investimento publicitário na Internet era residual. Nos tempos que correm, os anunciantes estão mesmo a desviar verbas de outros suportes, como a televisão e os jornais, para não ficarem de fora do mundo digital.

Entre as apostas na publicidade online contam-se nomes de peso como a Coca-Cola, detentora da página publicitária mais popular do Facebook com mais de 32 milhões de fãs. Mas há também retalhistas, grupos dedicados ao entretenimento e marcas de automóvel.

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