sexta-feira, 1 de julho de 2011

Vaticano passa a utilizar redes sociais para se comunicar com fiéis


O Vaticano decidiu expor-se de forma direta ao diálogo com a sociedade fazendo uso das redes sociais pelas mãos de uma agência de publicidade espanhola, que criou seu portal multimídia "News.va", inaugurado nesta semana pelo papa Bento XVI.
O papa lançou na terça-feira passada o novo site a partir de um tablet de última geração, ao lado de Gustavo Entrala, membro fundador da agência espanhola, que também pôde presenciar como o papa enviou seu primeiro tweet a partir da conta que o Vaticano abriu no Twitter.
Além disso, ele enviou a mensagem do iPhone de Entrala, que em entrevista coletiva nesta sexta-feira ofereceu detalhes da nova estratégia digital do Vaticano e manifestou seu orgulho pela mensagem enviada por Bento XVI.
"Queridos amigos, acabo de lançar o ''http://www.news.va/en''". Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bençãos", dizia no tweet.
No total, meio milhão de usuários já viram essa primeira mensagem do papa no Twitter do Vaticano, que superou os 80 mil seguidores em apenas dois dias.
A empresa espanhola acredita que o papa continuará utilizando este novo canal de comunicação com o envio de alguns tweets que coincidam com datas como Natal e Páscoa e que Bento XVI poderá inclusive criar sua própria conta na rede social.
Além disso, a aposta do Vaticano pelas redes sociais se completou com a abertura de um perfil no Facebook que já conta com cerca de 10 mil amigos, um número ainda distante dos mais de 1,3 bilhão de fiéis com os quais conta atualmente.
O diretor criativo da agência, Carlos García-Hoz, explicou que "News.va" é um portal multimídia no qual se podem ver e escutar as principais notícias, tanto escritas quando transmitidas, dos meios de informação ligados ao Vaticano.
Além disso, a partir dele será possível acompanhar ao vivo alguns dos discursos do papa Bento XVI que forem retransmitidos por estes meios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário