O
Vaticano decidiu expor-se de forma direta ao diálogo com a sociedade fazendo
uso das redes sociais pelas mãos de uma agência de publicidade espanhola, que
criou seu portal multimídia "News.va", inaugurado nesta semana pelo
papa Bento XVI.
O papa
lançou na terça-feira passada o novo site a partir de um tablet de última
geração, ao lado de Gustavo Entrala, membro fundador da agência espanhola, que
também pôde presenciar como o papa enviou seu primeiro tweet a partir da conta
que o Vaticano abriu no Twitter.
Além
disso, ele enviou a mensagem do iPhone de Entrala, que em entrevista coletiva
nesta sexta-feira ofereceu detalhes da nova estratégia digital do Vaticano e
manifestou seu orgulho pela mensagem enviada por Bento XVI.
"Queridos
amigos, acabo de lançar o ''http://www.news.va/en''". Louvado seja nosso
Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bençãos", dizia no tweet.
No total,
meio milhão de usuários já viram essa primeira mensagem do papa no Twitter do
Vaticano, que superou os 80 mil seguidores em apenas dois dias.
A empresa
espanhola acredita que o papa continuará utilizando este novo canal de
comunicação com o envio de alguns tweets que coincidam com datas como Natal e
Páscoa e que Bento XVI poderá inclusive criar sua própria conta na rede social.
Além
disso, a aposta do Vaticano pelas redes sociais se completou com a abertura de
um perfil no Facebook que já conta com cerca de 10 mil amigos, um número ainda
distante dos mais de 1,3 bilhão de fiéis com os quais conta atualmente.
O diretor
criativo da agência, Carlos García-Hoz, explicou que "News.va" é um
portal multimídia no qual se podem ver e escutar as principais notícias, tanto
escritas quando transmitidas, dos meios de informação ligados ao Vaticano.
Além
disso, a partir dele será possível acompanhar ao vivo alguns dos discursos do
papa Bento XVI que forem retransmitidos por estes meios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário