segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Como encontrar os melhores grupos no LinkedIn

A estratégia correta pode ajudá-lo a encontrar grupos que valem a pena.


Enquanto o Facebook e o Google + dominam as manchetes, atualmente, a rede social LinkedIn tem consolidado a imagem de local mais apropriado para os profissionais, onde podem conhecer outros profissionais, conversar e trocar informações. Ações em grande parte impulsionadas pelas comunidades formadas em torno de interesses comuns, objetivos ou experiências de trabalho. Participando de um grupo LinkedIn é fácil manter-se atualizado com as tendências do setor, fazer contatos valiosos e tornar-se uma referência em sua área de atuação.
Mas, por onde começar? Há mais de 16 mil comunidade relacionados à TI no LinkedIn. Percorrer todas na esperança de tentar encontrar aquelas que valem a pena participar seria uma tarefa inglória. Não só existem grupos que se especializam em áreas específicas de TI _ de hardware, aplicativos, rede, segurança, etc _ como grupos com estilos diferentes que podem ou não ser realmente úteis. Alguns grupos são estritamente comerciais, outros mais freewheeling onde os participantes compartilham informações pessoais, pródigos em discussões off-topic. Muitos concentram um fluxo constante de postagens com comentários ricos, enquanto outros têm menos discussões.
Nem todos os grupos serão ideais para todas as pessoas, mas essa é a beleza de tudo isso - um vasto leque de opções para escolher. Difícil não encontrar algo que satisfaça suas necessidades.
Confira algumas dicas de como identificar os grupos do LinkedIn mais indicados para você.
Encontrando grupos dignos de sua participação
Ao escolher os grupos LinkedIn para participar, os especialistas aconselham que você tenha antes uma estratégia sólida, passe algum tempo "à espreita" para ver como os fluxo de informações acontece, e siga algumas diretrizes de melhores práticas bastante simples.
Em primeiro lugar, identifique o que você espera ganhar com a participação em um grupo. Por exemplo: "Eu gostaria de encontrar uma boa fonte de informações sobre como solucionar questões relacionadas com o Windows", ou "eu gostaria de saber mais sobre aplicações HTML5". Seus objetivos irão ajudá-lo a definir o escopo e reduzir a quantidade de opções disponíveis para analisar, além de orientar o tipo de mensagens que você vai trocar durante a sua participação nesses grupos.
"Você deve saber que experiência quer ter e com que pessoas quer falar", diz Wayne Breitbarth, autor do livro "The Power Formula for LinkedIn Success" (Greenleaf Book Group Press, 2011). "Se você tem um processo bem definido para compartilhar informações nos grupos nos quais participa e suas atualizações são consistentes com a sua marca e seu nicho, maiores são as chances das pessoas passarem a ver você como um perito com o passar do tempo."
Uma vez que você tenha uma ideia de seus objetivos, existem três principais formas de encontrar um grupo, diz Jan Vermeiren, fundador da rede de treinamento técnico de consultoria e autor do livro "How to REALLY use LinkedIn" (BookSurge Publishing, 2009).
1 - Procurar no Diretório de grupos
No topo da página inicial LinkedIn, clique no menu Grupos, em seguida, digite um termo de pesquisa relacionado ao conteúdo desejado. Você obterá uma lista de grupos, ordenados da maior para a menor quantidade de participantes.
A busca de temas de interesse no diretório de grupos é um bom primeiro passo para encontrar grupos relevantes no LinkedIn. A busca muito genérica pode gerar resultados demais.
"Infelizmente", explica Vermeiren, "não há pesquisa avançada para grupos, o que pode tornar a tarefa um desafio".
Minha busca por "IT security", por exemplo, trouxe mais de 7 mil resultados. Por isso, procure estreitar seu termo de pesquisa tanto quanto possível. A lista que você vai obter fornece algumas informações gerais sobre cada grupo e seus membros para que você possa começar a avaliar se estão ou não alinhados com seus objetivos.
2 - Grupos semelhantes
Uma vez que você começar a juntar os grupos, o próprio LinkedIn começará a sugerir outros grupos que você poderia estar interessado em conhecer.
3 - Grupos nos quais outros profissionais participam
Você pode já estar familiarizado com alguns líderes em suas áreas de interesse e, ao começar a participar de alguns grupos, identificar pessoas com conhecimentos específicos e sólidos. É normal querer saber que outros grupos eles frequentam. Você pode descobrir indo no perfil da pessoa, onde é possível encontrar uma lista de grupos a que ele ou ela pertence. Por exemplo, Miles Jennings é o moderador do grupo CIO Network. No Brasil, Murilo Martino é o administrador do grupo CIO Forum Brasil. No perfil de cada um delesvocê encontrará uma série de grupos dos quais participam.
Como avaliar os grupos
Muitos usuários do LinkedIn desanimam ao verem os grupos que frequentam serem tomados por spammers, flagrantes auto-promotores e aqueles que estão mais interessados ​​em crescer seu número de conexões do que em participar ativamente da troca de conhecimento. Mas há um monte de trigo entre a palha. Aqui estão algumas pistas que como ter insights sobre se um grupo LinkedIn serve para você.
Alem de abertos ou de participação restrita, os grupos do LinkedIn podem ser moderados ou não. O ícone de cadeado ao lado do nome do grupo é um sinal de que ele é um grupo fechado, só para membros.
Discussões criadas em grupos abertos são pesquisáveis ​​e visíveis para qualquer pessoa na Web e podem ser compartilhadas em outros sites de redes sociais como Twitter e Facebook. Os gerentes de um grupo aberto também podem permitir que usuários do LinkedIn que não sejam membros do grupo contribuam para as discussões. Nos grupos fechados somente os participantes do grupo podem ver ou participar das discussões.
Enquanto cada grupo LinkedIn tem um dono (geralmente a pessoa que o iniciou), grupos moderados são gerenciados por um ou mais supervisores que estabelecem regras para a participação conversas, monitoram e tentam garantir que os membros cumpram essas regras. Eles podem até mesmo expulsar aqueles que não seguem essas regras.
Há muitas exceções, mas os grupos sem moderação - ou com moderação fraca, ruim - podem tornar-se como o Velho Oeste selvagem onde vale tudo e as conversas são dominados pelos participantes mais agressivos ou, muitas vezes, que têm alguma coisa para vender.
Ao contrário dos grupos fechados, não há como identificar de antemão se um grupo é moderado ou não. A melhor maneira de descobrir é participando dele.
Sempre que navegar nos grupos do LinkedIn, você verá uma lista de suas conexões primárias, secundárias e de 3 grau que fazem parte do grupo, mesmo que o grupo seja apenas para membros. Encontrar nesta lista um número expressivo de colegas ou pessoas cujas opiniões você respeita é um indicador de que o grupo pode ser bom para você.
Grupos abertos também exibem uma caixa na parte inferior da coluna direita da página onde são mostrados os membros do grupo cujas discussões geraram mais respostas. Se os participantes mais ativos são líderes, referências no tema, em vez de tipos spammer, é um bom sinal de que vale a pena investigar mais o grupo.
O número de membros que pertencem a um grupo e o número de discussões ativas que você vê acontecendo também podem ser pistas importantes. Afinal, não há sentido aderir a um grupo onde tudo que você ouve são grilos cantando. Por outro lado, uma conversa entre centenas de participantes tende a criar menos intimidade.
Independentemente disso, os números não contam toda a história de um grupo. "Não é a quantidade, mas a qualidade das discussões, o calibre dos participantes, o alcance e a influência do grupo" o que mais interessa na hora de decidir de quais grupos participar, diz Paul Sonnier, gerente do grupo Wireless Health. Você pode achar que grupos altamente moderados com poucos participantes seja mais relevante.
Etiqueta
O valor de um grupo é baseada principalmente nas ações de seus integrantes. Ao gastar algum tempo nos grupos você vai perceber rapidamente como se comportar. O que fazer e o que não fazer. Para ajudá-lo a evitar cometer gafes, nossos especialistas em LinkedIn oferecem estas dicas:
1 - Ouça primeiro, e depois fale, recomenda Vermeiren. "Primeiro reaja a discussões iniciados por outras pessoas", diz ele, e só ouse iniciar discussões depois de ter descoberto a atmosfera ou a cultura do grupo.
2 - "Nunca vendemos em um grupo", acrescenta Vermeiren. "Se alguém pergunta sobre um fornecedor, não poste a resposta no grupo. Preferia a resposta direta a quem perguntou.
3 - Tenha cuidado com o postagens multiplataforma, adverte Breitbarth. "Por causa de pequenas ferramentas como a caixa do Twitter, você pode postar atualizações de status em todas as plataformas. As pessoas estão trazendo tweets demais e as atualizações do Facebook e do LinkedIn são de outro tipo", ele diz.
Melhores práticas para o envolvimento no grupo
Não há dúvida sobre isso - a participação em grupos pode ser um grande sorvedouro de tempo. Os grupos podem tornar-se irresistíveis rapidamente, se você não tem uma estratégia para tirar o máximo de valor com o mínimo de tempo.
Uma boa prática é fazer um bom uso das notificações por e-mail. "Só ative notificações de e-mail para os grupos que você considera que são os mais importantes, nos quais você não gostaria de perder uma conversa", diz ele. E mesmo com esses grupos importantes, faz sentido controlar quantas vezes ao dia você quer ser notificado das discussões.Você pode definir essas preferências quando você participar de um grupo ou alterá-las posteriormente na página de configurações de cada grupo.
Breitbarth recomenda o desenvolvimento de um cronograma de atividades online, incluindo atualizações de status no LinkedIn. Por exemplo, você poderia entrar no LinkedIn para ler e participar de discussões em seus grupos duas vezes por dia - uma vez na hora do almoço e uma vez antes de desligar o computador.
Ideias para compartilhar informações e conversas podem vir de vários lugares, se você estiver preparado para eles. "Ao ler revistas e sites, ir a a eventos..."

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