quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Facebook anuncia mudanças nas opções de privacidade


A rede social de Mark Zuckerberg anunciou, esta quarta-feira, remodelações nas opções de privacidade. O objectivo é permitir aos utilizadores um maior controlo da informação partilhada e que está associada ao respectivo perfil, como fotografias, 'posts' ou dados pessoais.
 
foto KIMBERLY WHITE/REUTERS
Facebook anuncia mudanças nas opções de privacidade
Zuckerberg pretende fazer frente à concorrência
 
O Facebook é habitualmente criticado pela falta de privacidade e pelas configurações complexas neste aspecto, ao contrário da simplicidade demonstrada pelas redes sociais rivais, especialmente o Google+ e o Twitter. As novas funcionalidades, anunciadas no blogue oficial, pretendem mudar esta tendência.

As alterações vão permitir que os utilizadores acedam e modifiquem rapidamente as configurações de privacidade no momento em que publicam algo, em vez de serem obrigados a navegar por secções específicas no site.

A partilha de 'posts' nos perfis pessoais já conta com a opção de exibição para toda a rede social ou apenas para os amigos, mas agora essa configuração será expandida a outros itens do perfil. Fotos, data de nascimento, orientação sexual, local de trabalho são alguns dos itens que vão ter um menu 'drop-down' ao lado, onde será possível escolher o nível de privacidade. 

Uma das maiores mudanças diz respeito à marcação de fotos, ou 'tag' na gíria informática. Actualmente, a identificação é automática e só posteriormente é que o utilizador pode retirar a marcação na foto. Brevemente, antes de a identificação ser concluída, o utilizador marcado terá que aprovar primeiro.

Com as novas configurações de privacidade, os internautas poderão escolher entre três opções caso sejam marcados numa foto e não queiram que esta apareça. Entre as possibilidades estão remover o marcador, pedir ao utilizador que postou a foto para retirá-la ou bloquear o utilizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário