sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Reino Unido pondera bloquear redes sociais em novos motins

O Governo do Reino Unido está a analisar a possibilidade de poder vir a bloquear o acesso a redes sociais e serviços semelhantes, em casos de motins semelhantes aos que têm ocorrido no país ao longo dos últimos dias

A revelação foi feita hoje pelo primeiro-ministro David Cameron durante uma intervenção no Parlamento britânico.

Citado pela agência Bloomberg o governante britânico disse perante os deputados que o Governo está a trabalhar com as autoridades policiais e as empresas «se será correcto impedir as pessoas de comunicarem através destes sites e serviços quando sabemos que estão a combinar actos de violência, desordem e criminalidade».

As afirmações surgem no rescaldo dos motins que começaram no passado fim-de-semana em Londres e entretanto se alastraram a outras cidades inglesas.

Desde o início dos tumultos que as redes sociais e serviços como o Messenger do BlackBerry têm sido notícia, devido à sua utilização por parte dos participantes nos desacatos.

O serviço de mensagens instantâneas do BlackBerry, que tem como principal característica ter uma tecnologia de encriptação que dificulta a identificação dos utilizadores, foi mesmo focado por David Cameron no seu discurso, refere a Bloomberg.

«A liberdade de circulação da informação pode ser utilizada para o bem, mas também pode ser utilizada para o mal»,defendeu o primeiro-ministro britânico, sublinhando que «quando as pessoas utilizam os Media sociais para a violência, precisamos de pará-las».

Desde o início dos motins já foram detidas várias pessoas no Reino Unido por alegadamente terem publicado mensagens de incentivo á violência nas redes sociais e através do Messenger do BlackBerry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário