quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nuvem e redes sociais: Empresas precisam lidar com esse desafio

“As empresas precisam entender que as oportunidades em redes sociais vão além do marketing”. Dessa forma David Smith, analista sênior do Gartner, definiu o modo como o mercado corporativo vem fazendo uso das mídias sociais. Ele lembrou que a computação em nuvem permitiu que as redes se tornassem populares, mas ressaltou que as empresas ainda não sabem como utilizá-las.

Para Smith, quando se trata de mídia social aplicada a negócios, ela deve ser mais social e menos mídia. “A mídia social dá as empresas a oportunidade de construir inteligência, encontrar talentos, ampliar relacionamentos e muitas outras coisas”, diz, lembrando que algumas empresas têm tirado vantagem de algumas destas oportunidades.

“A GAP, por exemplo, usou uma rede social para apresentar seu novo logo à sua comunidade de clientes”, disso. O logo não foi aprovado, e o projeto não saiu da gaveta. No entanto, casos como esses ainda são a minoria, e as opções podem ir muito além do Facebook.

O analista lembrou que o mercado corporativo tem à disposição hoje três modelos de redes sociais. O primeiro é o chamado software social no espaço de trabalho, uma evolução das antigas intranets, onde a empresa é dona do espaço e o destina ao público escolhido por ela. O segundo é o software social externo, onde a empresa é dona do espaço, mas o abre para diversos públicos.

Por fim, as mídias sociais públicas, onde a companhia utiliza um espaço público para se relacionar com públicos diversos. “Nos dois primeiros modelos, a experiência do usuário, a governança e as informações são controladas pela própria empresa”, afirma. Para ele, um olhar profundo sobre as mídias sociais vai apresentar oportunidades de utilização em áreas como desenvolvimento de produtos, call center, vendas e recursos humanos, além do marketing.

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