quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Facebook lança aplicação de mensagens instantâneas

Todos tentam levar a melhor para garantir o domínio do mercado dos smartphones. O Facebook acaba delançar uma aplicação de mensagens instantâneas para concorrer com outras do género, como a WhatsApp e a do BlackBerry Messenger.

Esta última saltou para as luzes da ribalta esta semana, já que é a ferramenta de eleição dos promotores dos saques e motins que estão a acontecer no Reino Unido. 40% dos adolescentes britânicos têm um BlackBerry e foi através da aplicação de mensagens instantâneas que convocaram, com eficácia, os motins. 

Enquanto as aplicações da Apple e da dona do BlackBerry são restritas às respectivas marcas, há outros serviços que funcionam em diferentes plataformas. WhatsApp Messenger subiu para o pódio na App Store da Apple na Europa, EUA e Índia desde a adição de um recurso do chat de grupo em Fevereiro. E, por exemplo o Groupme foi lançado internacionalmente este mês depois de fazer a sua estreia nos EUA em Maio, diz o «Financial Times». 

A popularidade destes serviços atraiu recentemente a atenção do Google e fo Facebook. 

O primeiro desenhou uma nova rede social, o Google +, que inclui um serviço de conversação móvel chamado Huddle. E esta terça-feira o Facebook lançou a primeira aplicação para smartphones, mais avançada do que aquelas que disponibilizou até agora. 

E já é uma aplicação de sucesso: Facebook Messenger rapidamente cresceu para se tornar na aplicação mais descarregada no iPhone, nos EUA, a única região que onde está actualmente disponível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário