sexta-feira, 20 de maio de 2011

Brasileiro prefere usar redes sociais como e-mail

Enquanto as marcas estão empenhadas para se incluírem entre os assuntos discutidos por meio das redes sociais, parece que as pessoas estão deixando de dar atenção ao conteúdo que circula por esse tipo de site.
A constatação veio da oitava edição da F/Radar, pesquisa semestral realizada pela agência F/Nazca com apoio operacional do Datafolha. Desde 2007, a parceria resulta em levantamentos que apontam os caminhos da internet no Brasil.
De acordo com o estudo, por mais que a maioria dos internautas brasileiros esteja presente nas redes sociais – dois a cada dez, inclusive, o fazem enquanto trabalham ou estudam -, o foco principal tem sido a conversa direta. "Orkut e Facebook são usados principalmente como e-mail e, em seguida, para saber da vida dos outros", ressalta a pequisa.
O MSN é o principal meio de contato em todas classes, níveis de instrução e idades, com exceção dos maiores de 45 anos. Das pessoas com 12 anos ou mais, 55% usam o comunicador instantâneo da Microsoft como canal direto. Orkut (34%), e-mail (29%), salas de bate-papo, e as mensagens e o chat do Facebook (cada um com 6%) vêm em seguida.
Conteúdo
Entre abril e novembro de 2010, caiu de 57% para 42% o volume de conteúdo próprio postado na rede. Quem mais publica está entre 12 e 15 anos (53%), seguidos por 16 a 24 anos (52%), 25-34 (35%), 35-40 (30%) e 60 anos ou mais (25%).
O que mais se publica na internet é, disparado, foto, que representa 35% do total. Depois aparecem vídeo (15%), texto (24%), comentários sobre publicações e áudio (ambos com 6%), e apresentações em slide (3%).
O levantamento foi realizado entre 30 de novembro e 3 de dezembro de 2010, com 2.203 pessoas em 146 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. O desenho amostral foi elaborado com base em informações do Censo 2000 e estimativas 2009 do IBGE. Veja todos os dados aqui.

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