sexta-feira, 20 de maio de 2011

LinkedIn puxa chegada das redes sociais à bolsa de valores


Enquanto as ações à venda do Facebook continuam raras - e caras -, a rede de perfis profissionais LinkedIn é a primeira grande empresa social americana a realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), e o resultado disso mostra como está o apetite dos investidores por esse mercado: imenso.

O IPO foi realizado na noite de quarta-feira (18) e as ações foram vendidas a US$ 45 cada, dando à companhia um valor total de US$ 4,3 bilhões. Nesta quinta-feira (19), ações do LinkedIn começaram a ser negociadas na bolsa de valores de Nova York a US$ 83 cada, um crescimento de 84% em relação à oferta inicial, colocando o valor de mercado da empresa na casa dos US$ 7,8 bilhões. O LinkedIn é a empresa de internet mais valorizada nos Estados Unidos desde o IPO do Google em 2004.

O IPO do LinkedIn marca o começo de uma nova leva de ofertas públicas iniciais nos EUA: ao invés das empresas “ponto com” do fim da década de 1990, as novas companhias de mídias sociais. O medo de alguns setores do mercado é que as semelhanças com o século 20 sejam maiores do que o esperado e a bolha que acabou com dezenas de empresas de tecnologia em 2000 se repita agora: startups supervalorizadas sem uma forma certa de ganhar dinheiro quebrando e levando junto para o nada milhões da bolsa de valores - seriam bilhões agora.

O valor do LinkedIn, por exemplo, há dois anos não passava de US$ 1,3 bilhões. O site tem 100 milhões de usuários e teve um lucro de US$ 15,4 milhões em 2010, de uma arrecadação total de US$ 243 milhões - 32 vezes menos que a valorização de US$ 7,8 bi.

A lista de outras empresas que estariam contribuindo para a bolha das mídias digitais inclui o Twitter, com uma valor de US$ 10 milhões e sem data para oferta de ações, a companhia de jogos sociais Zynga - criadora do FarmVille e do Máfia Wars -, com um valor estimado de US$ 6 bilhões e também sem pressa por um IPO, o site de descontos Gropoun, que deve ser a próxima empresa a chegar na bolsa, com uma oferta inicial esperada na casa dos US$ 15 bilhões, e, claro, a Rede Social: o Facebook.

A empresa de Mark Zuckemberg já tem um valor estimado de mais de US$ 70 bilhões. Raras ações colocadas à venda por ex-funcionários são bastante disputadas em mercados secundários. O sonho máximo dos investidores bem agora é um IPO do Facebook - que não deve ser realizado antes de 2012.



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