O fácil acesso e o grande investimento feito pelos bancos em meios eletrônicos atraem cada vez mais correntistas. Em 2010, o número de transações bancárias chegou a 56 bilhões, com 32% de participação de terminais de autoatendimento (ATMs) e 23% de internet banking. Desse total, apenas somente 9% dos atendimentos foram feitos em caixas, segundo dados da pesquisa "O Setor Bancário em Números", da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os gastos totais com Tecnologia da Informação e comunicação somaram R$ 22 bilhões.
Para Roxo, os grandes bancos brasileiros já
enxergam a importância de investimento em tecnologia para aumento da
capilaridade e atendimento dos clientes, com mais serviços disponibilizados
pela internet, pontos eletrônicos e correspondentes não bancários (lotéricas,
supermercados, lojas, etc). "O crescimento do uso do internet banking,
assim como a consolidação dos caixas eletrônicos mostra que, cada vez mais, os
bancos se mobilizam para garantir a conveniência dos clientes, com serviços
onde eles estiverem."
Entre os grandes bancos privados que já apresentaram os resultados do primeiro trimestre de 2011, o Bradesco revelou possuir 3,6 mil agências e 43 mil máquinas de autoatendimento.
No mesmo período, o Itaú Unibanco declarou 34,4 mil pontos de atendimento, o que corresponde a 3,9 mil agências, 29,5 mil caixas eletrônicos e 953 PABs (Postos de atendimento bancário em empresas).
O Santander Brasil afirmou interesse em ampliar a rede de atendimento em 2011, o que inclui investimentos em tecnologia. Atualmente, o banco tem 2,2 mil agências e 18 mil terminais de autoatendimento (ATMs).
Outro dado que reforça o investimento em tecnologia e o interesse do correntista pela usabilidade é o avanço de 72% em mobile banking, com 2,2 milhões de contas que permitem transações por celulares, smartphones, tablets e outros dispositivos. O Bradesco, Santander, Itaú Unibanco e Banco do Brasil possuem aplicativos para mobile.
O fácil acesso aos serviços financeiros já beneficia o crescimento das carteiras de crédito, tanto para pessoa física como jurídica, explicou o executivo da Febraban. "O crédito já cresceu com o aumento das transações eletrônicas por conta da facilidade de acesso aos contratos pelo internet banking e ATMs. Acredito que as ferramentas virtuais são vitais para garantir o crescimento das carteiras de crédito".
Entre os grandes bancos privados que já apresentaram os resultados do primeiro trimestre de 2011, o Bradesco revelou possuir 3,6 mil agências e 43 mil máquinas de autoatendimento.
No mesmo período, o Itaú Unibanco declarou 34,4 mil pontos de atendimento, o que corresponde a 3,9 mil agências, 29,5 mil caixas eletrônicos e 953 PABs (Postos de atendimento bancário em empresas).
O Santander Brasil afirmou interesse em ampliar a rede de atendimento em 2011, o que inclui investimentos em tecnologia. Atualmente, o banco tem 2,2 mil agências e 18 mil terminais de autoatendimento (ATMs).
Outro dado que reforça o investimento em tecnologia e o interesse do correntista pela usabilidade é o avanço de 72% em mobile banking, com 2,2 milhões de contas que permitem transações por celulares, smartphones, tablets e outros dispositivos. O Bradesco, Santander, Itaú Unibanco e Banco do Brasil possuem aplicativos para mobile.
O fácil acesso aos serviços financeiros já beneficia o crescimento das carteiras de crédito, tanto para pessoa física como jurídica, explicou o executivo da Febraban. "O crédito já cresceu com o aumento das transações eletrônicas por conta da facilidade de acesso aos contratos pelo internet banking e ATMs. Acredito que as ferramentas virtuais são vitais para garantir o crescimento das carteiras de crédito".
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