terça-feira, 10 de maio de 2011

Internet vai superar operações feitas em caixas eletrônicos



O fácil acesso e o grande investimento feito pelos bancos em meios eletrônicos atraem cada vez mais correntistas. Em 2010, o número de transações bancárias chegou a 56 bilhões, com 32% de participação de terminais de autoatendimento (ATMs) e 23% de internet banking. Desse total, apenas somente 9% dos atendimentos foram feitos em caixas, segundo dados da pesquisa "O Setor Bancário em Números", da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os gastos totais com Tecnologia da Informação e comunicação somaram R$ 22 bilhões. 

No total das transações realizadas, 12,8 bilhões o foram pela internet, com aumento de 27,4% na comparação com 2009. Do total de 88,6 milhões de contas correntes ativas, de acordo com o Banco Central, 38 milhões dos clientes possuem internet banking, o que corresponde a 42,8%. Em operações em caixas eletrônicos (ATMs), o total chega a 17,8 bilhões, com elevação de 43% em relação ao ano anterior, o que, segundo a Febraban, enfatiza a busca dos bancos em ampliar a conveniência para seus clientes. 

Com base nesses números, a previsão da federação é de que o internet banking ultrapasse os caixas eletrônicos e se torne o meio mais utilizado em até cinco anos. "Praticamente um quarto das transações é feito pela internet. O aumento de operações na internet e em ATMs revela que os clientes buscam os canais eletrônicos e de autoatendimento mais próximos do seu lugar de trabalho e consumo", comentou Gustavo Roxo, presidente da Comissão Organizadora do Ciab Febraban 2011. 

Em relação às despesas das instituições financeiras em Tecnologia da Informação (TI) e comunicação, o número atingiu 22 bilhões em 2010, com crescimento de 15% em relação a 2009. O total é composto por R$ 15,4 bilhões em despesas e R$ 6,6 bilhões em investimentos. 

Para Roxo, os grandes bancos brasileiros já enxergam a importância de investimento em tecnologia para aumento da capilaridade e atendimento dos clientes, com mais serviços disponibilizados pela internet, pontos eletrônicos e correspondentes não bancários (lotéricas, supermercados, lojas, etc). "O crescimento do uso do internet banking, assim como a consolidação dos caixas eletrônicos mostra que, cada vez mais, os bancos se mobilizam para garantir a conveniência dos clientes, com serviços onde eles estiverem." 

Entre os grandes bancos privados que já apresentaram os resultados do primeiro trimestre de 2011, o Bradesco revelou possuir 3,6 mil agências e 43 mil máquinas de autoatendimento. 

No mesmo período, o Itaú Unibanco declarou 34,4 mil pontos de atendimento, o que corresponde a 3,9 mil agências, 29,5 mil caixas eletrônicos e 953 PABs (Postos de atendimento bancário em empresas). 

O Santander Brasil afirmou interesse em ampliar a rede de atendimento em 2011, o que inclui investimentos em tecnologia. Atualmente, o banco tem 2,2 mil agências e 18 mil terminais de autoatendimento (ATMs). 

Outro dado que reforça o investimento em tecnologia e o interesse do correntista pela usabilidade é o avanço de 72% em mobile banking, com 2,2 milhões de contas que permitem transações por celulares, smartphones, tablets e outros dispositivos. O Bradesco, Santander, Itaú Unibanco e Banco do Brasil possuem aplicativos para mobile. 

O fácil acesso aos serviços financeiros já beneficia o crescimento das carteiras de crédito, tanto para pessoa física como jurídica, explicou o executivo da Febraban. "O crédito já cresceu com o aumento das transações eletrônicas por conta da facilidade de acesso aos contratos pelo internet banking e ATMs. Acredito que as ferramentas virtuais são vitais para garantir o crescimento das carteiras de crédito".

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