quarta-feira, 4 de maio de 2011

Marketing: Dia das mães, dia de vender



O Dia das Mães permite às marcas a possibilidade de se relacionar com os consumidores e aumentar as vendas, a partir de ações de Marketing que envolvem desde a entrega de brindes a sorteios de carros e casas. A data é a segunda em importância para o calendário comercial, ficando atrás apenas do Natal. De olho no movimento gerado pela comemoração, Extra, Riachuelo, Walmart.com e os shoppings paulistas Anália Franco e Vila Olímpia são algumas das muitas empresas que investem no período.
O Dia das Mães deverá representar um crescimento de 9,6% para o varejo, segundo a Pesquisa de Expectativa Empresarial da Serasa Experian. Seguindo essa tendência, o Extra preparou três promoções. A ação “Sonho em Família” sorteará uma casa, um automóvel Tucson, da Hyundai, e R$ 50 mil em barras de ouro para consumidores que fizerem compras a partir de R$ 60,00. Para estimular a utilização do cartão da rede como forma de pagamento, os clientes que comprarem com o Cartão Extra ganharão cinco números da sorte a mais para concorrer.
O Extra também quer estimular as vendas de sua linha têxtil Outono-Inverno. Nas compras a partir de R$ 20,00, pagas com o cartão da rede, a empresa dará pingentes folheados a ouro. Serão aproximadamente 80.000 cordões distribuídos nos Hipermercados Extras, entre os dias 5 e 8 de maio. Com a iniciativa, a empresa espera um crescimento de 25% nas vendas da categoria no Dia das Mães deste ano.

Ações online para atrair internautas
Outra empresa que aposta em proporcionar momentos diferenciados no Dia das Mães é a Pandora Experiências. O site dará descontos de R$ 20,00 nos kits Spa e Beleza, Bem Estar e Top Spa. Para ter acesso à oferta, os internautas devem digitar o código MAEPANDORA no ato da compra. Entre as opções há passeios de helicóptero, consultoria de moda e degustação de espumantes.

Ainda na web, o Ponto Frio.com realiza um concurso cultural no Facebook, em que os internautas podem homenagear suas mães com músicas e ainda ganhar produtos, como notebooks, lavadoras, máquinas fotográficas e TVs de 32’’LCD Full HD. A cada dia da semana, a personagem “Mãe Maravilha” (foto) trará descontos paras as categorias no período.

A Marisa também promove um concurso que dará vales-compras de R$ 500 em sua fan pagena rede social até o dia 5. Os consumidores devem responder a pergunta, “Por que sua mãe é uma mulher incrível?” e aguardar o sorteio no dia domingo, dia 8. As frases serão avaliadas pela Fischer+Fala, agência que desenvolveu a ação, e pela equipe de Marketinga da Marisa. No total, cinco internautas receberão os prêmios.

Comércio virtual também é beneficiado 
O Dia das Mães também é uma data importante para o e-commerce, que faturou R$ 625 milhões em 2010 com a data, segundo dados da e-bit. Para 2011, a expectativa é de um crescimento de 20% nas vendas, alcançando um total de R$ 750 milhões. Acompanhando esta tendência o Walmart.com preparou ações de Marketing para atrair os consumidores no período.
O site realiza o concurso cultural “Viajando com Estilo”, em parceria com a Procter & Gamble, para promover a marca de cosméticos Olay. Para participar, os internautas devem responder a pergunta “O que você faria para sua mãe viajar em grande estilo?”, escolher umas das opções de destino, como Santiago, Montevidéu e Punta Del Este, e enviar uma foto representando sua resposta.

O Walmart.com também criou o hotsite “Estilo M”, para facilitar o acesso ao mix de produtos sugeridos como presentes para as mães. “O consumidor poderá encontrar opções segundo o estilo de cada uma, categorias e faixas de preço. Contamos com 70 mil produtos, distribuídos em 21 grupos. Com a iniciativa, pretendemos expor ao máximo nossos produtos e obter um crescimento de 80% nas vendas do e-commerce”, diz Roberto Wajnstok, Diretor de Marketing do e-commerce Walmart, em entrevista ao portal.


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