quinta-feira, 12 de maio de 2011

Dados de utilizadores do Facebook divulgados inadvertidamente



Foi identificada uma falha no Facebook que poderá ter posto em risco os dados de milhões de utilizadores da rede social.

O alerta foi feito pela Symantec e confirmado pelo Facebook, que refere num dos blogues do site que está a trabalhar com a empresa de segurança informática para melhorar a segurança de uma funcionalidade do sistema de autenticação da rede social.

Em causa está uma falha identificada em algumas aplicações, desenvolvidas por terceiros e que utilizam um sistema de autenticação antigo, que estavam a divulgar informação de alguns dos utilizadores a terceiros de forma inadvertida.

De acordo com a Symantec, só no último mês foram identificadas cerca de 100 mil aplicações com esta falha, o que punha em risco os dados pessoais dos utilizadores.
Num relatório sobre o incidente um investigador da fabricante de antivírus, Nishant Doshi, explica que o problema estava numa função do antigo sistema de autenticação da rede social, que permitia às aplicações acederem a informação dos utilizadores para poderem divulgar as suas funcionalidades.

Esta falha fazia com que o acesso aos perfis dos utilizadores fosse divulgado pelas aplicações, sem que os programadores das mesmas soubessem.

Nishant Doshi afirma que «acreditamos que ao longo dos anos, centenas de milhares de aplicações possam ter disponibilizado inadvertidamente milhões de dados de acesso a terceiros», mas realça que «felizmente, estes terceiros poderão não ter-se apercebido de que podiam aceder a essa informação».

Em comunicado o Facebook adianta que vai começar a incentivar os programadores de aplicações para a rede social a adoptarem um novo sistema de autenticação, mais seguro.
A partir de 1 de Setembro as aplicações que não tiverem este sistema vão deixar de funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário