De olho
no crescimento do uso de redes sociais, as corretoras e os bancos aproveitam
para oferecer novos serviços nessas plataformas. A
estratégia é aumentar a interação, elevando o nível de informação dada e
recebida de novos e antigos clientes.
Nas
rede sociais, essas instituições conseguem divulgar produtos e serviços e, ao
mesmo tempo, aferir a receptividade dos consumidores.
Inovações
como o homebroker no Facebook e um simulador da Bolsa
--feito em parceria com corretoras no site de relacionamentos-- servem para
atrair clientes potenciais e agradar àqueles que já contratam os serviços das
instituições.
A
Spinelli Corretora lançou, no início deste mês, o FaceBroker, que permite que
o cliente compre e venda ações e confira saldo e cotações em tempo real,
dentro de sua página no Facebook.
"Percebemos
que muitos clientes já interagiam conosco por meio do site. Então pensamos:
se eles estão buscando conteúdo, por que não permitir que eles operem?",
afirma Rodrigo Puga, responsável pelo homebroker.
Em 15
dias, a ferramenta ganhou 400 adeptos. A meta é bater 1.000 até dezembro.
SIMULADOR
Outro
aplicativo no Facebook que tem atraído os interessados em investir é o Dosh,
simulador do mercado de ações criado pela empresa de software Zukfab e
operado em parceria com as corretoras Icap e Ativa. Lançado em abril, o game
tem hoje mais de 35 mil usuários.
De
acordo com Paulo Levy, diretor da corretora, a ideia é formar novos
investidores, com dados e simulações. E, claro, atrair clientes.
Foi o
caso do consultor de TI César Fagundes, 30, que era cliente de uma corretora
de banco quando começou a usar o Dosh e mudou para a Icap ao conhecer seus
serviços por meio do aplicativo.
Ele diz
que o programa é ideal para quem ainda não opera com ações. "Ele te dá
uma boa noção do mercado, o que é bom para quem está começando. Quando
comecei, não tinha nada disso, então dei muita cabeçada."
Outra
novidade, que será lançada hoje pela XP Investimentos, é a possibilidade de
os clientes compartilharem suas ordens de compra e venda de ações com seus
amigos no Twitter e no Facebook.
"A
essência da rede social é compartilhar o que você está fazendo. E muitas
pessoas que investem em ações gostam de falar sobre isso", afirma Bruno
de Paoli, diretor de marketing da corretora.
Com as
inovações ainda em desenvolvimento, porém, a grande função das páginas dessas
instituições no Twitter, no Facebook e no YouTube é a de informar.
Para a
BM&FBovespa, a atuação nessas redes foi criada dessa forma.
"Queremos nos aproximar do público e também esclarecer as pessoas sobre
o mercado", diz Renata Martins, gerente de internet da Bolsa.
"Colocamos
conteúdo e monitoramos o que as pessoas estão dizendo, mesmo que elas não
enviem uma mensagem direta."
A ação
faz parte da estratégia da Bovespa de atrair 5 milhões de investidores até
2015. Para a Bolsa, a forma de fazer isso é informar sobre o mercado de
ações.
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segunda-feira, 20 de junho de 2011
Corretora busca clientes em redes sociais
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