quarta-feira, 8 de junho de 2011

Facebook está ansioso com o teste do IPv6



O engenheiro da rede social, Donn Lee, diz que usuários não notarão diferença na navegação do site.
Após ajudar a elaborar o plano para o Dia Mundial do IPv6, nesta quarta-feira, o engenheiro sênior de redes do Facebook, Donn Lee, está ansioso para conhecer o desempenho do site reestruturado.

Desde 2010, o engenheiro vem preparando o site para seu primeiro teste de voo em escala mundia, planejado para hojel, junto com gigantes como Google, Yahoo, Microsoft e Verizon.

Lee, que teve a ideia do Dia Mundial do IPv6 juntamente com o engenheiro da Google, Lorenzo Colitt, afirmou estar confiante de que tudo correrá bem, sem surpresas.

“Estou muito animado ", disse Lee à Computerworld."O evento surgiu de uma ideia inicial que tivemos nos corredores de uma conferência no último verão. Ver toda essa emoção e energia em torno deste dia é imensamente gratificante. É a internet entrando em sua próxima fase de expansão. "

O IPv4 é o principal protocolo de comunicação, mas está ficando sem endereços únicos de IP para computadores, smartphones e outros aparelhos que se conectam à rede mundial. Por isso, o desenvolvimento de uma atualiação: o IPv6, que dizem prover mais de 4 bilhões de conbinações de endereços que o IPv4.
O Dia Mundial do IPv6 foi criado para testar seu funcionamento. Nesta quarta-feira, os internautas serão pilotos de teste.

As companhias participantes colocaram o IPv6 no ar às 20h de terça-feira (7), horário local (19h, no Brasil).

“Foi uma noite de lançamento”, declarou Lee. “É um teste de 24h. Vamos desliga-lo [o IPv6] às 20h. A maioria dos participantes farão isso...Achamos que convertemos todas as nossas bases.”

O engenheiro acrescentou que os participantes passaram por testes anteriores e ele está confiante de que os usuários do Facebook não notarão diferença na performance do site nesta quarta-feira.

“Nós já fizemos alguns testes e simulações aqui e não encontramos efeitos para os usuários do Facebook”, afirmou Lee. “Testamos alguns usuários para ver qual é a conectividade do IPv6 e do IPv4. Coletamos dados por muitos meses. Temos certeza que nossos dados são sólidos".

Lee, que trabalhou no Google e Cisco Systems, disse que muitos engenheiros do Facebook foram envolvidos na atualização da rede da empresa para que, no futuro, possam executar um dual stack, o que significa manter a rede operando tanto em  IPv4 como em IPv6, ao mesmo tempo.

O site irá verificar o sistema de um usuário e se ele suportar IPv6, usará o protocolo, pela primeira vez. A maioria das pessoas não têm o IPv6 e vai cair de volta no site em IPV4.

Lee acredita que apenas 0,2% dos 500 milhões de usuários do Facebook serão capazes de usar o IPv6 em casa ou no trabalho. Isso representa cerca de 1 milhão de internautas.

O engenheiro afirma também que 99,97% dos usuários não notararão diferença no site. Os outros 0,03% provavelmente podem enfrentar lentidão por causa de erros tanto em seus próprios sistemas ou nas redes.

Alguns se preocupam com o tempo e o dinheiro gastos com a migração para o novo protocolo. Para o Facebook estar preparado para o teste do novo protocolo foram necessários meses de trabalho.

Lee disse que seus esforços se concentraram no software da empresa, fazendo alterações em seu código, especificamente. "A maior parcela dos nossos custos foi com engenheiros de software que tentavam invadiram código", acrescentou. "Onde se esperava um endereço de legado, agora esperarmos dar suporte a um endereço IPv6."

Ele disse que não sabe o custo da migração do Facebook para o novo protocolo.

“A Internet é o nosso negócio ", afirmou o engenheiro."O que podemos dizer é que o futuro da internet não é importante apenas para nós, mas, sim, para todas as empresas online. Realmente não há soluções melhores quando você fica sem endereços de IP únicos. Eu acredito que o IPv6 seja resposta para o futuro da Internet."
(Sharon Gaudin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário