segunda-feira, 6 de junho de 2011

Revolução Digital



A rede social será responsável pela nova revolução na forma de comunicação, atendimento e vendas no mundo dos negócios.

Com apenas uma mensagem em uma das mais diversas mídias sociais um um único cliente pode deflagrar um tsunami virtual que pode alavancar ou derrubar marcas ou empresas em questão de poucas horas.

Por isso surgiu no mercado uma nova carreira, o analista de Redes Sociais ou de mídia social

Mas afinal o que faz esse profissional na vida real?

Sua função é navegar pelas redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook , Youtube e outros) criando e acompanhando projetos para clientes, marcas, produtos e serviços afim de que as pessoas dessas Redes Sociais possam usar, comentar e indicar esses produtos.

Também é encarregado de identificar as oportunidades de marcas ou empresas atuarem em redes sociais. Monitorando blogs, redes, fóruns, campanhas online, etc.

Como não existe um curso de graduação de mídia social, este profissional surge nas garagens e quartos de jovens que vivem plugados na internet, adoram se comunicar e estão sempre muito atualizados. Muitas vezes são formados em jornalismo, publicidade & marketing ou comunicação social. Mas como o principal requisito é entender o universo das mídias sociais, qualquer um que tenha interesse na área, em tese, pode se capacitar para a função.

Somos um país muito ativo nas redes sociais, dados do Comitê Gestor de Internet, aponta mais de 50 milhões de usuários dessas ferramentas. Por ser uma carreira nova, pouco mais de cinco anos, ainda existe uma grande oferta e escassez de profissionais e por isso a remuneração é atraente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário