Projeções da eMarketer indicam
que receita líquida da rede social com display ads crescerá 80,9% este ano,
chegando a US$ 2,19 bilhões.
O
Facebook deverá fechar 2011 como líder do mercado de publicidade online do tipo
display ad nos Estados Unidos, aponta uma projeção feita pela empresa de
pesquisas eMarketer cujos resultados foram divulgados nesta segunda-feira
(20/6).
De acordo
com a eMarketer, o Facebook verá sua receita líquida com
exibição de display ads - tipo de publicidade online que inclui exibições de
banners e Flash - crescer 80,9% nos EUA em 2011, atingindo 2,19 bilhões de
dólares no período.
Em
comparação, a Google deverá faturar 1,15 bilhão de dólares em display ads no
ano; a Yahoo, 1,62 bilhão; e a Microsoft, 604 milhões.
Em maio,
a empresa de pesquisas IDC já havia alertado sobre o crescimento acelerado do
Facebook ao afirmar que a rede social "deverá apresentar um salto
significativo em display ad nos próximos anos".
No
ranking elaborado pelo IDC para o primeiro trimestre de 2011, a Google superou
a líder Yahoo em display ads nos EUA, abocanhando 14,7% do mercado - a Yahoo
encolheu para 12,3%.
Se o
resultado for confirmado, o Facebook será o número um em exibição de display
ads naquele país, ultrapassando o atual líder Yahoo. No entanto, 2011 marcaria
também uma pausa no crescimento de três dígitos que tem marcado a ascensão do
Facebook no setor desde 2009, aponta a eMarketer. Em 2009, a receita líquida
obtida pelo Facebook com display ads cresceu 164,1%; em 2010, a alta foi de
117,8%.
Para
2012, a eMarketer prevê um crescimento ainda mais modesto, de 31,3%. Mas a empresa
admite que essa projeção poderá ser revista no relatório que deverá ser
divulgado em agosto.
Em
comunicado, o analista principal do eMarketer, David Hallerman, afirma que
"a suprema popularidade do Facebook - tanto em termos de número de pessoas
como no tempo que elas gastam no site - cria uma diversidade de impressões de
anúncios online, principalmente por causa do formato único de seus
banners".
Segundo o
estudo, todas as principais empresas concorrentes deverão experimentar
crescimento de receita em 2011: Google (34,4%), Microsoft (18,7%), Yahoo
(13,6%) e AOL (10,5%)
Nenhum comentário:
Postar um comentário