A produtora japonesa de jogos para redes sociais Gree quer conquistar de
500 milhões a 1 bilhão de usuários no mundo, rivalizando com o Facebook,
afirmou o fundador e presidente-executivo da companhia nesta quarta-feira.
A Gree
pagou 104 milhões de dólares neste ano pela plataforma de jogos em aparelhos
móveis norte-americana OpenFeint, que possui 90 milhões de usuários no mundo e
ganha mais 2,8 a cada segundo.
"Nossa
meta é ter de 500 milhões a 1 bilhão de usuários, embora não tenhamos um prazo
ou um rol de países definido", disse Yoshikazu Takana. "Dizem que o
Facebook possui 700 milhões de usuários, e também pretendemos ter isso",
disse.
A Gree
compete com a DeNA no mercado de jogos sociais móveis, que cresceu rapidamente
com a popularização de sofisticados recursos para celulares no Japão, e as duas
estão concorrendo para exportar seu altamente lucrativo modelo de negócio,
baseado em microtransações internas aos jogos.
Mas
alguns analistas dizem que elas podem enfrentar uma difícil transição para a
era dos smartphones, com a Apple restringindo a integração de aplicativos
sociais e de jogos no iPhone e o crescimento de aplicativos gratuitos em
aparelhos baseados no sistema operacional do Google, o Android.
Nessa
semana, o Google anunciou seu próprio concorrente do Facebook, o Google+.
Alguns
membros do setor demonstraram surpresa pelo alto preço pago pela OpenFeint, que
causou uma perda líquida de 6,6 milhões nas vendas do ano fiscal de 2010, de
acordo com comunicado da Gree.
Tanaka
disse estar confiante de que pode fazer o negócio dar lucro, embora não tenha
especificado o momento, dizendo que isso depende de quanto a Gree decidir
investir.
No ano
fiscal até junho de 2010, a Gree obteve lucro operacional de 19,6 bilhões de
ienes (242 milhões de dólares) sobre vendas de 35,2 bilhões de ienes e espera
aumentar os ganhos operacionais para entre 27 e 30
Nenhum comentário:
Postar um comentário