Ao contrário da opinião
popular, os usuários das redes sociais têm vidas reais, segundo uma pesquisa
divulgada nesta quinta-feira nos Estados Unidos.
De acordo com um estudo do American Life Project do Centro de
Pesquisas Pew, os usuários do Facebook têm mais confiança, têm mais amigos
próximos e estão mais comprometidos com a política.
A pesquisa com 2.255 adultos descobriu que há três vezes mais
possibilidades de que um membro do Facebook que usa o site várias vezes ao dia
considere que pode confiar na maioria das pessoas, na comparação com um não
usuário.
Além disso, as pessoas que usam o Facebook várias vezes ao dia têm
em média 9% a mais de vínculos próximos em sua vida social em geral que outros
internautas.
E é 2,5 vezes mais provável que um usuário do Facebook compareça a
uma manifestação ou reunião política que outros internautas e que os membros de
outras redes sociais, segundo a pesquisa.
"Existe muita especulação sobre o impacto do uso das redes
sociais online na vida social das pessoas", disse Keith Hampton,
coordenador do Pew Internet Report.
"Boa parte é centrada na possibilidade de que estes sites
estão prejudicando as relações dos usuários e os afastando de participar no
mundo", disse Hampton, professor assistente na Faculdade de Comunicação
Annenberg School da Universidade da Pensilvânia.
"Descobrimos
exatamente o oposto, que as pessoas que usam sites como o Facebook na realidade
têm mais relações próximas e são mais favoráveis ao envolvimento em atividades
civis e políticas".
No total, 42% da população
adulta dos Estados Unidos utiliza redes sociais na internet, com idade média de
38 anos entre os usuários maiores de idade em 2010.
O Facebook, que tem quase
700 milhões de usuários em todo o mundo e quase 160 milhões nos Estados Unidos,
foi a rede social mais popular entre os entrevistados.
Entre os pesquisados, 92%
estavam no Facebook, 29% no Myspace, 18% no LinkedIn e 13% no Twitter. Além disso,
52% dos usuários do Facebook e 33% dos usuários do Twitter acessam a plataforma
diariamente, contra 7% do Myspace e 6% do LinkedIn.
O usuário médio do
Facebook na pesquisa tinha 229 amigos, com 22% de amigos do ensino médio, 12%
da família ampliada, 10% de colegas de trabalho, 9% de amigos da universidade,
8% da família próxima, 7% de grupos de voluntários e 2% de vizinhos.
Os demais 30% dos amigos
no Facebook não puderam ser classificados. E apenas 3% dos amigos eram pessoas
que os usuários nunca haviam encontrado pessoalmente.
A idade média dos membros
do Facebook foi 38, a do Myspace 32, a do LinkedIn 40 e a do Twitter 33.
A respeito das atividades no Facebook, em um dia comum 15% dos
usuários atualizam o próprio status, 22% comentam os "posts" ou o
status de outros, 20% comentam as fotos de amigos, 26% "curtem" as
mensagens de outros usuários e 10% enviam uma mensagem privada a um amigo.
A maioria das pessoas
atualiza o status menos de uma vez por semana e 16% nunca atualizou a mensagem.
A pesquisa foi feita entre 20 de outubro e 28 de novembro do ano
passado e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário