quinta-feira, 2 de junho de 2011

Twitter lança plataforma de publicidade


Semana passada, o Twitter, em parceria com a Harrenmedia, lançou novas oportunidades de publicidade. A ideia permite anunciantes comercializar campanhas locais em dois produtos da rede social: O Promoted Account e o Promoted Tweet. Paulo Arruda, diretor de vendas da Harrenmedia, afirma que, inicialmente, o modelo vai separar as publicidades por países. Sendo assim, as marcas poderão lançar campanhas exclusivas, voltadas apenas aos consumidores no Brasil, por exemplo. De acordo com Arruda, o produto entra para o portfólio de ofertas que as empresas podem oferecer. "Esperamos ter resultados positivos como tivemos com os links patrocinados", diz ao Portal IMPRENSA.

A expectativa do projeto é que, até o fim do ano, seja possível segmentar a publicidade também por estado. Arruda, que planeja realizar campanhas também no Facebook, diz entretanto, que as marcas não terão essa oportunidade de segmentação na rede social de Mark Zuckerberg. "São plataformas diferentes. O Twitter tem características ímpares. Ele é influenciador, imediatista e é ferramenta para real time. O Facebook é mais registro. Acredito que a verba utilizada nesse modelo não irá para o Facebook, explica. 

Na primeira semana de maio, o Facebook mostrou interesse em oferecer novas oportunidades de publicidade, e lançou um modelo que paga o usuário para assistir comerciais. Os créditos acumulados, segundo as informações do Mashable, poderiam ser trocados em compras no Facebook Deals - site de compras coletivas da rede social.

Tanto em um modelo quanto no outro, Arruda diz que o planejamento com as mídias digitais é o ponto essencial para que as campanhas publicitárias obtenham resultados positivos. "A marca precisa de um gestor só para cuidar das redes sociais. O link patrocinado do Twitter, por si só, não traz tantos resultados. Precisa ter um curador de rede social para responder em tempo o que ele recebe, falar sempre com os seguidores que tuitam para a marca", aponta. 

O investimento no novo modelo de publicidade não é alto: US$ 1,80 para cada seguidor do Promoted Account e US$ 0,50 por cada Promoted Tweet. "O interessante é que essa solução gera uma série de valores agregados", diz. Segundo ele, para conseguir 100 seguidores, a página é vista, em média,  mais de 200 mil vezes e muitos dos internautas visitam o perfil do cliente antes de se tornar seguidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário